O que diferencia os celulares dos smartphones?

Smartphone. Do inglês, algo como telefone inteligente. Eles são geralmente maiores, mais pesados e com baterias que duram menos que as dos celulares comuns. Mas, o que realmente diferencia um telefone para ele ser considerado inteligente?

Vamos começar pelo contrário pelos telefones comuns. A maioria dos celulares é apenas um telefone, só que móvel. Neles você pode fazer ligações de voz, enviar mensagens de texto SMS, além de, em alguns mais modernos, ter funções como alarme, agenda e até joguinhos. Em alguns casos, o celular tem até acesso à internet utilizando a rede WAP.

Mesmo entre os celulares, digamos comuns, já há recursos de sobra. Os top de linha servem para falar e também para usar diversos recursos multimídia: dá para ouvir música, tirar fotos e até filmar.

Mas se os celulares comuns já têm tudo isso e os Smartphones? Bem, poderíamos arriscar e dizer que esses celulares inteligentes funcionam quase como um computador dentro de um telefone.

Normalmente as principais características de um smartphone são o teclado QWERTY (lê-se cuérti), físico ou virtual; acesso a internet por wi-fi ou através da rede 3G; troca de e-mails; câmera fotográfica e filmadora; GPS; grande capacidade de armazenamento; tela sensível ao toque e leitor e editor de documentos. Como acabamos de dizer: é praticamente um computador de mão.

Geralmente o smartphone tem um display maior e por ter um sistema operacional aberto também tem agregado um grande número de aplicativos para o usuário final. Um outro detalhe que diferencia os smartphones dos celulares comuns são os jogos. Com qualidade cada vez maior, eles impressionam e atraem crianças, jovens e adultos. Outra recurso que aparece com cada vez mais força nos smartphones é a integração com as redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut e outros. 

A boa notícia é que os preços dos smartphones vêm caindo, e mais e mais gente está abandonando os celulares comuns em busca dos tais “telefones inteligentes”. Só nos primeiros três meses deste ano, cerca de 1,2 milhão de smartphones foram vendidos no país; um crescimento de 170% em relação ao mesmo período em 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: