Mitos e Verdades sobre BATERIAS!

Preciso dar uma carga de quase um dia na minha bateria nova?

Não mais. As baterias antigas, feitas de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH) precisavam desse processo, chamado de “condicionametno”. As atuais, de íons de lítio (Li-Ion) já podem ser usadas normalmente desde a compra.

Como sei que bateria meu celular usa?

Basta abrir seu telefone e olhar a bateria. Deve haver uma etiqueta que informa a sua composição e voltagem, além de outras informações como país de origem e modelo.

O que é o efeito-memória?

Com o uso constante, as baterias de níquel cádmio tendem a registrar como carga total apenas a diferença entre os 100% e o ponto inicial da recarga. Assim, se elas fossem recarregadas com 30% de energia últi sobrando, iam entender que nas vezes seguintes seria necessário colocar somente 70% do restante, mesmo que estivessem esgotadas completamente. Essa perda da capacidade é o chamado efeito-memória. Ele não existe nos dispositivos de íons de litio.

Então posso recarregar meu celular constantemente?

Sim. Atualmente, não é mais preciso esperar acabar toda a carga para ligar o aparelho em alguma fonte de energia.

Que recursos gastam mais a bateria?

Sem dúvida, jogar e ouvir música no aparelho. Essas atividades consomem muito mais energia do que falar. Celulares com visores altamente coloridos (262 mil cores ou mais) também esgotam-se mais rapidamente.

É perigoso deixar o celular um dia inteiro na tomada?

Não. Os carregadores originais (de fábrica) possuem sistemas de proteção que cortam a corrente quando a carga está completa, protegendo o aparelho. Se o telefone estiver ligado, o carregador irá abastecê-lo quando necessário.

É seguro usar carregadores “genéricos”?

Não. Segundo os fabricantes, muitos carregadores vendidos em camelôs ou nos faróis, por exemplo, não possuem mecanismos de segurança para controlar a faixa de voltagem adequada para cada tipo de bateria, podendo causar sobreaquecimento ou danificando-a.

Fonte: BatteryUniversity.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: